quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ABERTURA DO ANO LETIVO
















“Seja Girassol” - Atividade especial marca abertura do ano letivo 2013 em Sananduva



Na tarde do dia 18 de fevereiro, na Casa de Cultura Hilário Copatti, foi realizado o evento especial de abertura do ano letivo 2013. Estiveram presentes autoridades, diretores, professores, coordenadores, funcionários e equipe da SMEC.

Nesta nova caminhada educacional a SMEC busca a integração das redes municipal e estadual de ensino, trabalhando de forma democrática a partir da compreensão de que ela é um órgão que exerce uma atividade meio e não uma atividade fim, com o objetivo voltado às escolas, onde está o foco para o qual todas as ações devem ser planejadas: o desenvolvimento pleno do aluno, exercendo assim o seu papel indutor e orientador, mas sempre respeitando a autonomia das escolas, elos fundamentais constitutivos da rede.

Fizeram parte da mesa principal, o secretário municipal de Educação e Cultura, Leomar José Foscarini, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lorinaldo Bernardi e o professor mestre da IMED, Daniel Quintana Sperb. Durante a tarde foi exibido um audiovisual de motivação e um curta-metragem produzido pelos alunos da rede municipal e estadual de ensino que participam da oficina de teatro. Também, foram saudados os diretores e explanados os programas desenvolvidos pela SMEC.

A Secretaria busca neste ano, através de uma simples simbologia, representar os elos de ligação de todas as escolas que representam a educação no Município de Sananduva. Por isso, os diretores e diretoras das escolas municipais e estaduais foram convidados para juntos formarem o grande girassol da educação de Sananduva. Cada representante de escola recebeu uma pétala do girassol que representa a sua escola para juntos construírem um grande elo entre todas as instituições de ensino.

Em pronunciamento, o secretário de Educação, Leomar José Foscarini, após solicitar um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia em Santa Maria (na grande maioria estudantes universitários), destacou o grande desafio enfrentado pelos educadores, mas o prazer proporcionado pelo ofício de ensinar. O presidente da Câmara de Vereadores, Lorinaldo Bernardi, colocou o Legislativo a disposição para formar parcerias com a educação. Na sequência, o palestrante Daniel Sperb, ao iniciar suas colocações parabenizou o Município pela iniciativa de proporcionar uma atividade de valorização do educador. “Trabalhei e morei em muitos lugares e raramente vi o que vocês estão vivendo aqui. É assim que a educação é construída”, salientou.

A administração municipal, através da SMEC, deseja um bom ano letivo a todos e que cada professor, coordenador, diretor e funcionário possa fazer a diferença no processo educacional sendo referência na atividade desempenhada.


Publicado em 20/02/2013, Por Assessoria de Imprensa - imprensa@sananduvars.com.br

Sananduva garante municipalização da merenda escolar



A municipalização da alimentação escolar da rede estadual recebeu novamente atenção especial da administração pública, que através da Secretaria de Educação e Cultura, renovou o Termo de Anuência para este ano. Com a renovação, o Município garante a transferência de recursos financeiros do Estado para a alimentação escolar dos alunos do ensino fundamental, ensino médio, EJA e toda rede municipal de ensino.

O PNAE - Programa Nacional da Alimentação Escolar atende às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis. Só em 2012 foram atendidos pelo PNAE em Sananduva cerca de 1.400 alunos das seis escolas estaduais, 1.200 alunos de oito escolas municipais, 35 de entidades filantrópicas e 300 estudantes das três escolas de educação infantil. A responsável técnica pela alimentação escolar no Município, nutricionista Luciana Curzel, elabora o cardápio, além de oferecer capacitação para as merendeiras, garantindo a qualidade dos alimentos preparados nas escolas. O trabalho também recebe o apoio e a fiscalização do Conselho da Alimentação Escolar (CAE).

O PNAE estabelece que 30% dos alimentos da merenda devem ser provenientes da Agricultura Familiar. No ano de 2012, mais que o valor estabelecido pelo Programa foi adquirido, beneficiando os agricultores sananduvenses de forma a melhorar e fortalecer a produção e a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar.

 ublicado em 24/01/2013, Por Assessoria de Imprensa - imprensa@sananduvars.com.br

Conselho Municipal de Educação realiza  reunião de trabalho



Na manhã de terça-feira, dia 15, os membros do Conselho Municipal de Educação se reuniram com o secretário de Educação e Cultura, Leomar José Foscarini. A importância da parceria entre vários segmentos envolvidos com a educação e a realização de um trabalho em rede dentro do Sistema Municipal de Educação foram os principais assuntos em pauta.
O Conselho é um órgão autônomo de caráter deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do Sistema de Ensino. Os atuais membros do Conselho são: Genesi Teresinha Bogoni (presidente), Gislaine Regina de Souza (vice-presidente), Dirlei Miola (representante dos diretores), Juliana Belin (representante de clube de serviço - Lions Clube), Tânia Lazari Basso e Elizete Alves Borges (representantes da Secretaria da Educação e Cultura) e Vanderlei Guiotto (representante de pais). Esses membros foram indicados por órgãos, entidades e clubes de serviços do Município. Durante a reunião, o secretário de Educação também explanou seus objetivos para a gestão frente à pasta e foram apontados assuntos para discussão nos próximos encontros.

 Publicado em 15/01/2013, Por Assessoria de Imprensa - imprensa@sananduvars.com.br
Primeiro encontro de Gestores das Escolas do Município



A primeira reunião com as gestoras das escolas municipais de ensino fundamental, educação infantil e Centro de Educação e Projetos Sociais aconteceu na manhã de quarta-feira, na Secretaria de Educação e Cultura.

Entre os assuntos abordados pelo atual secretário, Leomar José Foscarini, estiveram os encontros mensais do Conselho de Diretores, cujo objetivo é a troca de experiências entre as direções, assim como o permanente contato entre as mesmas. Ainda, essas reuniões devem contar com a participação dos gestores das escolas estaduais. Esses encontros iniciam na manhã do dia 05 de fevereiro.

O trabalho das diretoras, assim como a condução do ensino no Município foi destacado por Foscarini. “Busco um trabalho de fidelidade e parceria entre todos nós”, afirmou o secretário enfatizando a busca de resultados qualitativos através de uma relação harmoniosa e propícia ao bom desenvolvimento das atividades escolares. A equipe pedagógica foi apresentada e cada diretora expôs seu primeiro contato na escola, os desafios e os objetivos na nova jornada.


Publicado em 09/01/2013, Por Assessoria de Imprensa - imprensa@sananduvars.com.br

Sananduva adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Dando continuidade ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da parceria com o Instituto Airton Senna, desenvolvendo o Programa Circuito Campeão/Gestão Nota 10, para a alfabetização de todas as crianças, o Município de Sananduva agora adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, oferecendo formação continuada, material didático, pedagógico e acervo literário para os professores do 1º, 2º e 3º ano.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As Ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Estas ações apoiam-se em quatro eixos de atuação: Formação Continuada de Professores Alfabetizadores; Materiais Didáticos e Pedagógicos; Avaliações: Gestão, Controle Social e Mobilização e Coordenação Municipal. Neste ano, o Ministério da Educação publicará um edital informando os critérios de premiação e reconhecimento aos professores, escolas e redes de ensino que mais avançarem na alfabetização das suas crianças.
A orientadora educacional do Pacto em Sananduva, professora Neiva Benetti, participou da primeira formação em Santa Maria, de 17 a 21 de dezembro. A mesma vai ministrar a formação do Pacto no Município que terá o lançamento em fevereiro de 2013. Devem participar da formação todos os professores da rede municipal de ensino que atuarem em 2013, no 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.
Segundo a coordenadora municipal do Pacto Nacional na Idade Certa, professora Maristela Pires de Lima, o programa é mais uma ferramenta pedagógica de extrema importância para conseguir alcançar os objetivos da rede municipal de ensino que é alfabetizar todas as crianças, buscando também corrigir a distorção idade/série. “Acredito também que os professores ficarão felizes, pois o Pacto vem a contribuir com sua prática pedagógica”, explica Maristela.

 Publicado em 08/01/2013, Por Assessoria de Imprensa - imprensa@sananduvars.com.br



Secretaria de Educação e Cultura divulga lista de Gestores das Escolas Municipais

A administração pública municipal de Sananduva, através da Secretaria de Educação e Cultura, por meio do seu titular, Leomar José Foscarini, divulgou a lista de gestores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e das Escolas Municipais de Educação Infantil de Sananduva.
As direções de escolas ficaram assim constituídas:
E.M.E.F. Gentil Antonio Tonial – Evelise Bianchin
E.M.E.F. Oreste Agostinetto – Ivana Rosalva Kistenmacher dos Santos
E.M.E.F. Santa Teresinha – Maristela Pires de Lima
E.M.E.F. Ernesto Raymundi – Elisa Angela Dametto
E.M.E.F. Eldy Maria Pansera – Gislaine Regina de Souza
E.M. de Educação Infantil Tia Noemia – Graziela Benetti
E.M. de Educação Infantil Tia Salete – Maria Justina Branco
E.M. de Educação Infantil Mundo Encantado – Dirlei Rodrigues Miola
De acordo com o Calendário Escolar deste ano, o início do ano letivo nas escolas municipais acontece no dia 20 de fevereiro. Já para os professores, as atividades iniciam nos dias 18 e 19 de fevereiro, com planejamento, preparação da acolhida aos alunos e formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Serão 200 dias letivos previstos para aproximadamente 1.200 alunos matriculados.

 Publicado em 08/01/2013, Por Assessoria de Imprensa - imprensa@sananduvars.com.br