segunda-feira, 29 de abril de 2013


ESCOLA ESTADUAL 
AMÉLIA LENZI RAYMUNDI
Alunos, professores, direção e funcionários da escola, reuniram-se no dia 22 de abril de 2013 para realizar o momento cívico mensal. Neste dia os alunos do 6º ano, turma 62 realizaram o hasteamento dos pavilhões e entoaram-se os hinos nacional, municipal e estadual.
Os alunos da turma 62 realizaram apresentações referentes a datas comemorativas do mês de abril. Entre elas a do Descobrimento do Brasil.
“Por volta do ano de 1500, aproximadamente no dia 22 de abril , 13 caravelas ancoraram em nosso mar. Nelas estavam povos europeus, vindos de Portugal e comandados por Pedro Álvares Cabral. A partir deste dia a vida nessas terras chamadas hoje de Brasil mudaram. Iniciou-se a mistura de raças, o comércio e a retirada de matérias- primas.
Passados 513 anos, podemos dizer que já enfrentamos momentos bons e ruins. Porém hoje, somos considerados um país emergente. Muito ainda temos pela frente, somos um país com uma história ‘jovem’. As portas do futuro já se abriram!!!
Com base nessa ideia os alunos apresentaram a música Meu Brasil, de Gian e Giovani.




Iniciadas as obras do Museu Municipal

rensa@sananduvars.com
A preservação da história é o elo entre o passado e o futuro da cultura de um povo. Por isso, o governo municipal, preocupado em manter viva essa história, priorizou a construção de um local para preservar a cultura italiana que proporcionou o desenvolvimento de Sananduva, graças ao esforço e coragem dos seus imigrantes.
       Com investimentos de R$ 240 mil, parceria entre o Município e a União, iniciaram as obras do Museu no espaço que abrigou por anos a réplica da casa de Fiorentino Bacchi, primeiro italiano que chegou a Sananduva. Em 1988, a casa foi desmontada e reconstruída na Praça Central do Município, respeitando sua arquitetura original. Em 1998, a casa foi transformada em Museu por Lei Municipal, abrigando objetos antigos que fazem parte da história de Sananduva.
A nova construção será denominada Casa do Fiorentino e vai abrigar a réplica da casa do pioneiro e outras obras antigas da cidade, como o antigo Colégio Santa Teresinha e a antiga Igreja Matriz São João Batista. Esta obra será localizada na Praça Central Prefeito Antonio Navarini.

Publicado em 26/04/2013, Por Assessoria de Comunicação - imprensa@sananduvars.com.br
 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ESCOLA MUNICIPAL SANTA TERESINHA

         Os alunos do 7º ano B, orientados pela professora Carmen, realizaram exposição dos  trabalhos de Ciências com os assuntos estudados em sala de aula:  origem da vida, extinção dos dinossauros, ciclo de vida, , tempo de vida de alguns animais etc.























Fórum Municipal discute caminhos da educação



Na tarde de quarta-feira (24), na Casa da Cultura de Sananduva, aconteceu o Fórum Municipal de Educação, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Sananduva. O objetivo do Fórum foi colaborar nas decisões para a construção do Plano Nacional de Educação que tem vigência de 10 anos e também em preparação ao Plano Municipal de Educação que define uma política educacional para o Município.
     O evento é preparatório ao Fórum Intermunicipal que acontecerá em Lagoa Vermelha com a presença dos municípios que compõe a Amunor. Estes eventos preparatórios são destinados a todos que se preocupam com a educação, a fim de discutir, refletir coletivamente e propor caminhos para a educação brasileira. Eles antecedem o encontro estadual e o II CONAE – Conferência Nacional de Educação, que acontece em fevereiro de 2014 em Brasília/DF.
       Compuseram a mesa de autoridades no Fórum Municipal de Educação, o vice-prefeito Loevir Benedetti, representante da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Vanderlei Guiotto, o secretário de Educação e Cultura, Leomar José Foscarini e o representante da UERGS, Reinaldo dos Santos. Estiveram presentes os representantes dos clubes de serviços, vereadores, diretores, professores, alunos, pais, imprensa e a comunidade em geral. O vice-prefeito destacou que esta é a oportunidade para se discutir a educação no Município, cuja finalidade é implantar políticas públicas significativas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino.
A tarde foi dedicada a estudos de eixos centrais referentes a temática “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração e os objetivos dela decorrentes”. Após a análise e discussão dos eixos propostos, foi elaborado o documento referência que apresenta um quadro com proposições e estratégias, indicando as responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes complementares e colaborativas entre os entes federados (União, estados, DF e municípios), tendo por princípios a garantia da participação popular, cooperação federativa e o regime de colaboração.

Publicado em 25/04/2013, Por Assessoria de Comunicação - imprensa@sananduvars.com.br

                              Vice-prefeito, Sr. Loevir Fidêncio Benedetti

                             
                                   Secretário de Educação Sr. Leomar José Foscarini

                              
                                   Grupos de Estudos sobre os Eixos da CONAE


                               Grupos de Estudos sobre os Eixos da CONAE


             Plenária sobre as decisões tomadas em grupo
       EIXO I- O Plano Naciona de Educação e o Sistema Nacional de Educação:           organização e regulamentação. 
                                  Coordenadora: Profª Evelise


           EIXO II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
                                      Coordenadoras: Gislaine e Patricia


         EIXO III- educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
                                           Coordenadora: Maristela




EIXO IV- Qualidade da ducação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
                                                Coordenadora: Elisa 



                      EIXO V- Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
                                             Coordenadora: Izabel


        EIXO VI- Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração,    carreira e condições de trabalho.
                                             Coordenadora: Maristela


               EIXO VII- Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
                                         Coordenadora: Maria Angelica


                     Encerramento do Fórum Municipal de Educação
                                  Secretário de Educação Leomar


 ESCOLA INFANTIL MUNDO ENCANTADO

      O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato. Neste dia a turma do Nível V, juntamente com suas professoras Lígia e Elenise, fizeram uma visita na Casa da Cultura de Sananduva, onde foram realizadas atividades de incentivo à leitura. O ato de ler é considerado como fator fundamental para o desenvolvimento das capacidades do ser humano, já que, por meio da leitura, o cidadão participa da sociedade, tem acesso ao conhecimento e à herança cultural da humanidade.







    Nos dias 11 e 12 de abril realizou-se na Escola de Educação Infantil Mundo Encantado a primeira reunião de pais do ano de 2013, onde foi feita em duas etapas, sendo que no primeiro dia para o Nível IV e V e no segundo dia para o Nível I, II, III.