quarta-feira, 28 de agosto de 2013

                                    ESCOLA MUNICIPAL GENTIL ANTONIO TONIAL
A professora do 1º Ano  Miqueli Picolotto Piovezan realizou uma atividade dentro do PACTO que consiste em construir uma sequencia didática a partir de um dos livros do PNLD. O livro escolhido foi: Uma zebra fora do padrão de Paula Browne,
uma das atividades desenvolvidas foi a elaboração de um bolo em sala de aula.

Bolo de Zebra:  análise da receita ( ingredientes)
                          modo de preparo ( mistura dos ingredientes)
                          elaboração do bolo ( assar, cortar e servir)
                          degustação

                         
Foi uma atividade muito interessante em que os educandos se envolveram muito e com certeza as aprendizagens desenvolvidas não serão esquecidas.
                          








A professora do 1º Ano  Miqueli Picolotto Piovezan realizou uma atividade dentro do PACTO que consiste em construir uma sequencia didática a partir de um dos livros do PNLD. O livro escolhido foi: Uma zebra fora do padrão de Paula Browne,
uma das atividades desenvolvidas foi a elaboração de um bolo em sala de aula.

Bolo de Zebra:  análise da receita ( ingredientes)
                          modo de preparo ( mistura dos ingredientes)
                          elaboração do bolo ( assar, cortar e servir)
                          degustação

                         
Foi uma atividade muito interessante em que os educandos se envolveram muito e com certeza as aprendizagens desenvolvidas não serão esquecidas.
                          
 
A SICREDI Sananduva realizou a entrega de agasalhos para alunos da EMEF Gentil Antonio Tonial.
O Grêmio Estudantil da  EMEF Gentil Antonio Tonial  está desenvolvendo um mini projeto acerca do lixo onde tem por justificativa: A necessidade de conscientizar os alunos acerca da grande quantidade de lixo produzido e jogado no pátio, ou chão da sala de aula, a partir disso buscaremos estimular a mudança na prática de atitudes, incentivando os alunos a manterem o ambiente escolar limpo e que o lixo seja jogado em local correto : em lixeiras.

A escola para motivar os alunos adquiriu 02 lixeiras temáticas: UM PALHAÇO e UMA CAIXA DE LÁPIS. Os alunos adoraram a novidade e por isso esperamos um ótimo resultado no decorrer deste mini projeto.

domingo, 25 de agosto de 2013

A Escola Municipal de Ens. Fund. Profª Eldy Maria Pansera, está mudando o Uniforme dos Alunos da Escola. Vejam o modelo:

sábado, 24 de agosto de 2013


Jornal falado.

                                                                          Professora Reni Terezinha Duarte
     Na Escola Amélia Lenzi Raymundi, com os alunos das turmas  do 6º ano: 61, 62 e turma 81, na disciplina de Português com a professora Reni, desenvolveram o projeto de leitura - jornal escrito e falado.

 Esta prática desenvolve habilidades em que o aluno pode:
- Discutir, opinar e trabalhar em grupos.
- Reconhecer o jornal em toda a sua plenitude.

- Diferenciar os diversos tipos e gêneros presentes no jornal (editorial, esportivo, manchete, cultural, notícia, reportagem, entrevista, enquete, poesia, passatempos..) bem como suas características e finalidades.
- Escrever o gênero textual jornalístico escolhido pelo seu grupo.
- Confeccionar o jornal.
- Expressar-se  oralmente.
     Busco neste trabalho formar em meus alunos uma consciência crítica e que ele possa tirar suas conclusões a partir das observações realizadas no seu dia a dia.
     Para isto é necessário usar vários recursos disponíveis na escola e na comunidade escolar, através de : Pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo,  análise de dados, produção de materiais, uso da multimídia, práticas e experiências, uso de mapas, computadores, internet,  projetor, etc.
     Feita esta etapa de explicações aos alunos, eles reuniram-se em grupos de cinco componentes, então divido o jornal em seções e distribuo aos grupos. Os quais se encarregam de pesquisar, buscar informações, notícias entre outros. Com data marcada, os estudantes apresentam o jornal falado, caracterizados, como se fosse o jornal do almoço (JA) ou outros noticiários, em que eles são os jornalistas, repórteres e apresentadores. Deve-se dar um nome ao seu jornal. Com posterior apresentação dos melhores trabalhos para a escola, que será no dia 22/08/13 na Casa da Cultura.
     É uma atividade enriquecedora de conhecimentos, eu aprendo muito com eles, pois a dedicação é total, o empenho é muito grande, e o resultado é mais que satisfatório. A leitura se dá de forma diversificada, divertida, muito proveitosa porque desperta o prazer pela leitura.









 

 

 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ESCOLA ESTADUAL AMÉLIA LENZI RAYMUNDI
 
Terrário

                Os alunos da Escola Amélia Lenzi Raymundi do 6º ano turmas 61 e 62 realizaram um projeto na disciplina de Ciências orientado pela professora Carla Slongo Perin referente o meio ambiente. Para isso os alunos juntamente com a professora montaram um terrário que é um recipiente de vidro com tampa, onde foi colocado camadas de pedras, terra e foi plantado algumas mudas de plantas, um pote com água e alguns insetos e após a montagem ele foi vedado. Então no dia seguinte foram começado as observações com registros por parte dos alunos que depois de vários registros realizaram individualmente um relatório com capa, introdução, desenvolvimento (com pesquisas) e conclusão. Em seguida apresentaram para a professora onde o  resultado foi surpreendente, pois os alunos se empolgaram muito sobre as curiosidades que surgiam nas observações e se tornaram pesquisadores.
Compostagem

                Os alunos da Escola Amélia Lenzi Raymundi da 8ª série turma 81 na disciplina de Técnicas Agrícolas estão realizando um projeto sobre sustentabilidade e estão transformando todo o lixo da cozinha da escola em adubo, para isso este lixo é depositado na compostiera e colocado camadas de terra, assim sucessivamente até encher, após é deixado em repouso por cerca de noventa dias, devendo ser observado a umidade e depois deste período será distribuído nas floreiras e na horta da Escola.

                                                 Nova Pirâmide Alimentar

                Os alunos da Escola Amélia Lenzi Raymundi da 7ª série da turma 72 na disciplina de Ciências, no estudo sobre os nutrientes confeccionaram a nova pirâmide alimentar, orientados pela Professora Carla Slongo Perin, onde nela foi acrescentado como base principal atividade física e água. Para está atividade foram necessários os seguintes materiais TNT, cola, EVA, canetão e figuras de alimentos.

                                                         Confecções da célula

                Os alunos da Escola Amélia Lenzi Raymundi da 7ª série da turma 71 e 72, após o estudo da célula humana nas aulas de ciências no primeiro semestre confeccionaram com a sua criatividade.













 
                                       ESCOLA ESTADUAL AMÉLIA LENZI RAYMUNDI
ALUNOS AUTORES

Produção e confecção de livros.

EXPOSIÇÃO DE LIVROS NA FEIRA DO LIVRO SANANDUVA/RS

Publicação de livros dos alunos autores em dezembro de 2013.

                                                                                                            Professora Reni Terezinha Duarte

      Os alunos da Escola Amélia Lenzi Raymundi, do 6º ano, das turmas 61 e 62, da 8ª série – turma 81, com a professora  Reni  de Língua Portuguesa,  Produziram livros, devido o projeto da escola ser sobre leitura, como o resultado foi positivo, fizemos exposição de algumas obras na Feira do Livro de 07 a 10 de agosto de 2013.

     Passo a passo para realização deste projeto de alunos  autores, primeiramente,falei para os alunos da importância da produção, elaboração do próprio livro, em sala de aula, tiramos dúvidas, as mais variadas possíveis como:  capa, contracapa , orelhas, breve história do livro, sobre o futuro da leitura,  o tecido do texto, sobre  o tipo de texto, sobre as personagens, o formal e o informal, gírias, etc...Levei vários exemplares de livros para sala de aula, com tipos de capas diferentes, gêneros  e tipologias textuais diversificados, para serem observados e analisados criteriosamente.

     Os alunos deveriam escolher um assunto sugerido como: fábulas, histórias em quadrinhos, poesias, romance, aventura, suspense, terror, assombração, contos, biografia de algum(ns) familiar(es) idoso(s), etc. Podendo usar ilustração feita pelo aluno, ou por ilustradores divulgando a procedência , da internet, fotos entre outros.  A capa podendo ser encadernada, de acordo com a criatividade do educando.

     O livro deveria ser criação,  invenção do aluno, ou seja o "próprio autor", individualmente, em alguns casos, houve duplas, pois, um aluno escreveu um capítulo, ou parte da história e outro deu a sequência. Primeiramente, num rascunho, em que eu fiz a correção gramatical, para posteriormente o trabalho definitivo, que podia ser digitado ou manualmente, para eventual exposição à comunidade escolar. Para leitura e valorização do desenvolvimento da competência escritora do aluno.  Com o resutado do trabalho já está previamente organizado o lançamento de alguns livros para publicação em dezembro de 2013, na Casa de Cultura do município, já temos compromisso agendado com a  escritora  Jana Lauxen e editora, que nos auxiliará e apoiará neste evento, com autógrafos dos alunos, solenidade para lançamento, que será divulgado através da mídia em blogs, rádios, jornais e também se possível com a presença da RBS TV.

Alunos expositores: Turma 61 –João Paulo Girardi – Sandi Paiz.   Turma 62 – Alinne T. M. Rosa, Camila Quadri, Eduarda C. Fasolo, Felipe Fortuna, Gabriely Pansera, Inara C. Biazus, Isadora L. Xavier, Joana Cara, Luiz O. Calderan, Maísa F. Remuzzi, Monique I. Peres, Pedro L. Giasson, Rafaela Cavichioli, Vanise R. Tartari, Vitor B. Pereira, Vittor V. Batista.  Turma 81 – Henrique Galvan, Jéssica C. Buziki, Lucas Machado, Matheus Guzzo.



                                      ESCOLA ESTADUAL AMÉLIA LENZI RAYMUNDI



MUITOS SÃO OS LUGARES DE APRENDIZAGEM ALÉM DA ESCOLA!”

TENDO ESTA IDEIA COMO OBJETIVO É QUE FOI POSSÍVEL CONHECER IMPORTANTES LUGARES DE PESQUISA E CULTURA QUE SÃO DISPONIBILIZADOS PELA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO- UPF, PARA ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE.

ACOMPANHADOS PELAS PROFESSORAS CARLA E MORGANA, OS ALUNOS VISITARAM O MUSEU ZOOBOTÂNICO, ONDE PUDERAM VER A EXPOSIÇÃO VINDA DE PORTO ALEGRE, DE FÓSSEIS E RÉPLICAS DE DINOSSAUROS, COMO POR EXEMPLO, O VELOCIRAPTOR E O PROTOCERATOPS. TAMBÉM CONHECERAM UM METEORITO, ANIMAIS EMPALHADOS REPRESENTANTES DOS DIFERENTES ECOSSISTEMAS BRASILEIRO; VÁRIOS FÓSSEIS, ROCHAS DIVERSAS, ANIMAIS MARINHOS, CONHECERAM MAIS SOBRE PROCESSOS NATURAIS DOS INSETOS, ENTRE MUITAS OUTRAS COISAS DA NOSSA BELÍSSIMA NATUREZA !
NO ZOOLÓGICO FOI POSSÍVEL CONHECER VÁRIOS BICHOS INTERESSANTES...

NO MUSEU DE ARTES, PUDERAM VISUALIZAR LINDAS OBRAS E AINDA BRINCAR COM ELAS, POIS ERAM INTERATIAS...

NO MUSEU HISTÓRICO APRENDERAM O VALOR E CONHECERAM MAIS SOBRE OBJETOS QUE MARCARAM A VIDA DE NOSSOS ANTEPASSADOS E QUE DERAM ORIGEM AS TECNOLOGIAS QUE TEMOS HOJE!
ESTA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INTEGROU E FORTALECEU O CONHECIMENTO NAS ÁREAS DA CIÊNCIA, GEOGRAFIA, ARTES E HISTÓRIA NUMA COMBINAÇÃO DE DIVERSÃO E APRENDIZADOS QUE SERÃO SEMPRE LEMBRADOS! 











 

 

 

 

 

domingo, 18 de agosto de 2013

 
Vitória de virada! ADS 100% em Sananduva, na segunda fase da Série Ouro!

Com grande atuação da nossa equipe, e com o seu apoio conseguimos mais uma vitória em Sananduva.

Vencemos a AFUSCA por 3 a 2, de virada.
Gols de Selbach, Tiagalo e Fosca.

ADS na segunda fase da Série Ouro: 100% em Sananduva!

 Vamos ADS!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Parabéns aos alunos do Colégio Estadual
 classificados para a  segunda fase das Olimpíadas da Matemática
Camila Sbalchiero Morello - 6º ano
Vitoria Cavalheiro Dallacort - 6º ano
Raphael Antoniolli de Aguiar - 7ª série
Bianca Savi Maschio - 7ªsérie
Luana Brambatti Simionato - 8ª série
Milena Sbalchiero Morello - 8ª série


 
ESCOLA AMÉLIA LENZI REALIZA VIAGEM DE ESTUDOS NA UPF

-MUSEU ZOOBOTÂNICO;

-ZOOLÓGICO;

-MUSEU DE ARTES E HISTÓRICO;

-EXPOSIÇÃO- DINOSSAUROS: CIÊNCIA E FICÇÃO.

“MUITOS SÃO OS LUGARES DE APRENDIZAGEM ALÉM DA ESCOLA!”
 

TENDO ESTA IDEIA COMO OBJETIVO É QUE FOI POSSÍVEL CONHECER IMPORTANTES LUGARES DE PESQUISA E CULTURA QUE SÃO DISPONIBILIZADOS PELA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO- UPF, PARA ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE.

ACOMPANHADOS PELAS PROFESSORAS CARLA E MORGANA, OS ALUNOS VISITARAM O MUSEU ZOOBOTÂNICO, ONDE PUDERAM VER A EXPOSIÇÃO VINDA DE PORTO ALEGRE, DE FÓSSEIS E RÉPLICAS DE DINOSSAUROS, COMO POR EXEMPLO, O VELOCIRAPTOR E O PROTOCERATOPS. TAMBÉM CONHECERAM UM METEORITO, ANIMAIS EMPALHADOS REPRESENTANTES DOS DIFERENTES ECOSSISTEMAS BRASILEIRO; VÁRIOS FÓSSEIS, ROCHAS DIVERSAS, ANIMAIS MARINHOS, CONHECERAM MAIS SOBRE PROCESSOS NATURAIS DOS INSETOS, ENTRE MUITAS OUTRAS COISAS DA NOSSA BELÍSSIMA NATUREZA !

NO ZOOLÓGICO FOI POSSÍVEL CONHECER VÁRIOS BICHOS INTERESSANTES...

NO MUSEU DE ARTES, PUDERAM VISUALIZAR LINDAS OBRAS E AINDA BRINCAR COM ELAS, POIS ERAM INTERATIVAS...

NO MUSEU HISTÓRICO APRENDERAM O VALOR E CONHECERAM MAIS SOBRE OBJETOS QUE MARCARAM A VIDA DE NOSSOS ANTEPASSADOS E QUE DERAM ORIGEM AS TECNOLOGIAS QUE TEMOS HOJE!

ESTA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INTEGROU E FORTALECEU O CONHECIMENTO NAS ÁREAS DA CIÊNCIA, GEOGRAFIA, ARTES E HISTÓRIA NUMA COMBINAÇÃO DE DIVERSÃO E APRENDIZADOS QUE SERÃO SEMPRE LEMBRADOS!