No dia 22
de abril a Escola Gentil Antonio Tonial está comemorando o dia de seu patrono.
Em entrevista realizada pela diretora da Escola Gentil Antonio Tonial, Evelise Bianchin com a sua filha Maria Lucia Foscarini, essa descreveu seu pai como um homem de vida simples, com mínimas condições materiais porém muito " gentil", bem visto na sociedade e amigo de todos.
Professor Gentil sempre participou do desenvolvimento educacional da " Escolinha Santa Ione" , hoje atual Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentil Antonio Tonial, fazia parte do Círculo de Pais e Mestres onde era presidente e diante desta condição : reinvindicou, lutou, " brigou" no bom sentido e conseguiu convencer a administração da época Prefeito Rovílio Basso a construir uma escola maior que a planejada, já que sua visão de futuro previa o crescimento populacional do Bairro e que em breve o espaço físico se tornaria pequeno para acolher os alunos.
Gentil Antonio gostava muito do Bairro São Cristovão e amava a escola. Prova disso é que no dia 11/02/1973 em uma segunda-feira a tarde já com sua saúde abalada foi sozinho "a pé" até a Escola que estava sendo costruída, pois queria ver o andamento da obra. Foi sua última visita até a escola pois no dia 15/02/1973 veio a falecer.
A denominação Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentil Antonio Tonial é uma bela e merecida homenagem a um sananduvense que passou pela vida e se esforçou para deixar sua comunidade melhor.
Senhor Gentil com sua esposa e seus 9 filhos.
Em Porto Alegre com o então governador Ildo
Meneghetti e o prefeito Antonio Navarini, buscando conquistas para nossa
cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário aqui