Jornal escrito e falado.
Professora Reni Terezinha Duarte
No Colégio Estadual Sananduva, com os
alunos das turmas 107 do 1º ano, 204 e 205 do 2º ano , na disciplina de Português
com a professora Reni, desenvolveram o projeto de leitura - jornal escrito e
falado.
Esta prática desenvolve habilidades em que o
aluno pode:
- Discutir, opinar e trabalhar em
grupos.
- Reconhecer o jornal em toda a
sua plenitude.
- Diferenciar os diversos tipos e
gêneros presentes no jornal (editorial, esportivo, manchete, cultural, notícia,
reportagem, entrevista, enquete, poesia, passatempos..) bem como suas
características e finalidades.
- Escrever o gênero textual
jornalístico escolhido pelo seu grupo.
- Confeccionar o jornal.
- Expressar-se oralmente.
Busco neste trabalho formar em meus alunos
uma consciência crítica e que ele possa tirar suas conclusões a partir das
observações realizadas no seu dia a dia.
Para isto é necessário usar vários
recursos disponíveis na escola e na comunidade escolar, através de : Pesquisa
bibliográfica, pesquisa de campo,
análise de dados, produção de materiais, uso da multimídia, práticas e
experiências, uso de mapas, computadores, internet, projetor, etc.
Feita esta etapa de explicações aos
alunos, eles reuniram-se em grupos de cinco componentes, então divido o jornal
em seções e distribuo aos grupos. Os quais se encarregam de pesquisar, buscar
informações, notícias entre outros. Com data marcada, os estudantes apresentam
o jornal falado, caracterizados, como se fosse o jornal do almoço (JA) ou
outros noticiários, em que eles são os jornalistas, repórteres e
apresentadores. Deve-se dar um nome ao seu jornal. Com posterior apresentação
dos melhores trabalhos para a escola, que será no dia 22/08/13 na Casa da Cultura.
É uma atividade enriquecedora de
conhecimentos, eu aprendo muito com eles, pois a dedicação é total, o empenho é
muito grande, e o resultado é mais que satisfatório. A leitura se dá de forma
diversificada, divertida, muito proveitosa porque desperta o prazer pela
leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário aqui