sexta-feira, 21 de junho de 2013

INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA SANTA TERESINHA
"São as histórias que nos abrem os ouvidos de ouir e os olhos de ver, construindo a espécie humana"
Tatiana Belinky
                A Escola Municipal Santa Teresinha recebeu livros de literatura infantil , de 1° ao 5° ano, da Secretaria municipal de Educação, literatura de ótima qualidade, autores renomados como Ana Maria Machado e Ruth Rocha.
Durante séculos, a arte de contar histórias foi cultivada por diversas comunidades ao redor do mundo, e ainda hoje nos fascinam os contos, fábulas, lendas e causos de todos os povos. O contar e ouvir histórias remete a essa prática histórica da oralidade, proporcionando aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e completar experiências, pois a leitura não deve ser somente por prazer mas que promova ao leitor a capacidade crítica e reflexiva.
            A Vice-Direção e Coordenação da escola atuando como mediadoras da leitura, caracterizaram-se de personagens da literatura e na hora da entrega dos livros nas turmas, interagiram de forma dinâmica e prazerosa com os alunos, com isso, incentivando o prazer pela leitura e o cuidado com os livros.
            Existem várias maneiras de incentivar a formação de leitores, bem como criar hábitos saudáveis de leitura. Ser bom contador de histórias é uma maneira. As crianças se encantam com a entonação de voz, gestos, caras e bocas, risos ou choros dos personagens, fantasias caracterizando, enfim, tudo aquilo que atrai e que traz emoção.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário aqui