Sananduvenses são convidadas para participar de Evento Internacional
As experiências e desafios vivenciados em sala de aula durante o ensino de geografia, além das adversidades existentes no ambiente escolar foram assuntos centrais abordado no trabalho final de estágio de duas sananduvenses e que está selecionado para participar do 14° Encontro de Geógrafos da América Latina.
Cleiva Perondi e Ivete Rodrigues são acadêmicas do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul, no campus de Erechim. Elas produziram o trabalho intitulado “Estágio: Uma oportunidade de adquirir conhecimento a partir da realidade profissional” e fizeram a inscrição prévia para o 14° Encontro de Geógrafos da América Latina. Recentemente foram comunicadas que o trabalho está selecionado para o evento e ambas estão convidadas para participar como expositoras.
O evento
O 14° Encontro de Geógrafos da América Latina – Reencontro de saberes territoriais latinoamericanos, a ocorrer na cidade de Lima, Peru, neste ano. O evento é organizado pela Associação de Geógrafos do Peru (CGP) e do Comitê Nacional da União Internacional Peru Geográfica (IGU-PERU), com o apoio de sua comunidade acadêmica em geral e outras instituições públicas e privadas.
A reunião de latino-Geógrafos Americanos projeta a expectativa e desejo de alcançar uma real emancipação dentro da área geográfica da América Latina. A cada dois anos, desde 1987, o Encontro é realizado. O primeiro ocorreu no Brasil, no estado de São Paulo, seguindo por Uruguai (Montevidéu), México (Toluca), Venezuela (Mérida), Cuba (Havana), Porto Rico (San Juan), Argentina (Buenos Aires), Chile (Santiago), México (Mérida), Brasil (São Paulo), Colômbia (Bogotá), Uruguai (Montevidéu) e Costa Rica (San José).
Este ano o Encontro vai tratar de temas como a geografia urbana; população, turismo e identidade cultural; geografia política, globalização e redes; ordenamento territorial e desenvolvimento sustentável, entre outros. Um dos destaques do evento é o “Prêmio Milton Santos de Mérito Geográfico” oferecido a uma personalidade que tenha se destacado na área em algum dos países latinoamericanos.
“Estágio: Uma oportunidade de adquirir conhecimento a partir da realidade profissional”
O estágio é uma atividade que compõe o currículo de graduação, neste caso em especifico do curso de licenciatura em geografia. Este é o momento que aproxima os estudantes da realidade profissional, proporcionando a realização de um paralelo entre a educação, cultura e sociedade. De acordo com uma das autoras, Cleiva Perondi, o trabalho selecionado para o Encontro (“Estágio: Uma oportunidade de adquirir conhecimento a partir da realidade profissional”) apresenta relatos no ensino da geografia e também como esta prática contribuiu com a formação acadêmica.
O mesmo foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha, com alunos das séries finais do ensino fundamental onde Cleiva e Ivete atuaram pelo período de 12 meses na condição de professoras estagiárias. A partir dele foi possível compreender que para o bom desempenho no ensino de geografia é necessário trabalhar partindo de formas variadas (tais como trabalhos práticos). “Ao desenvolver esta atividade a mesma desperta o interesse pelo conhecimento, além de promover a integração entre a classe aproximando-os da realidade”, explica Ivete Rodrigues, que conta ainda da imensa alegria por serem selecionadas e explica que são cinco dias de viagem de ônibus até Lima, no Peru, onde ocorre o evento.
Cleiva Perondi e Ivete Rodrigues são acadêmicas do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul, no campus de Erechim. Elas produziram o trabalho intitulado “Estágio: Uma oportunidade de adquirir conhecimento a partir da realidade profissional” e fizeram a inscrição prévia para o 14° Encontro de Geógrafos da América Latina. Recentemente foram comunicadas que o trabalho está selecionado para o evento e ambas estão convidadas para participar como expositoras.
O evento
O 14° Encontro de Geógrafos da América Latina – Reencontro de saberes territoriais latinoamericanos, a ocorrer na cidade de Lima, Peru, neste ano. O evento é organizado pela Associação de Geógrafos do Peru (CGP) e do Comitê Nacional da União Internacional Peru Geográfica (IGU-PERU), com o apoio de sua comunidade acadêmica em geral e outras instituições públicas e privadas.
A reunião de latino-Geógrafos Americanos projeta a expectativa e desejo de alcançar uma real emancipação dentro da área geográfica da América Latina. A cada dois anos, desde 1987, o Encontro é realizado. O primeiro ocorreu no Brasil, no estado de São Paulo, seguindo por Uruguai (Montevidéu), México (Toluca), Venezuela (Mérida), Cuba (Havana), Porto Rico (San Juan), Argentina (Buenos Aires), Chile (Santiago), México (Mérida), Brasil (São Paulo), Colômbia (Bogotá), Uruguai (Montevidéu) e Costa Rica (San José).
Este ano o Encontro vai tratar de temas como a geografia urbana; população, turismo e identidade cultural; geografia política, globalização e redes; ordenamento territorial e desenvolvimento sustentável, entre outros. Um dos destaques do evento é o “Prêmio Milton Santos de Mérito Geográfico” oferecido a uma personalidade que tenha se destacado na área em algum dos países latinoamericanos.
“Estágio: Uma oportunidade de adquirir conhecimento a partir da realidade profissional”
O estágio é uma atividade que compõe o currículo de graduação, neste caso em especifico do curso de licenciatura em geografia. Este é o momento que aproxima os estudantes da realidade profissional, proporcionando a realização de um paralelo entre a educação, cultura e sociedade. De acordo com uma das autoras, Cleiva Perondi, o trabalho selecionado para o Encontro (“Estágio: Uma oportunidade de adquirir conhecimento a partir da realidade profissional”) apresenta relatos no ensino da geografia e também como esta prática contribuiu com a formação acadêmica.
O mesmo foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha, com alunos das séries finais do ensino fundamental onde Cleiva e Ivete atuaram pelo período de 12 meses na condição de professoras estagiárias. A partir dele foi possível compreender que para o bom desempenho no ensino de geografia é necessário trabalhar partindo de formas variadas (tais como trabalhos práticos). “Ao desenvolver esta atividade a mesma desperta o interesse pelo conhecimento, além de promover a integração entre a classe aproximando-os da realidade”, explica Ivete Rodrigues, que conta ainda da imensa alegria por serem selecionadas e explica que são cinco dias de viagem de ônibus até Lima, no Peru, onde ocorre o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário aqui