sexta-feira, 8 de março de 2013

Semana Saúde na Escola inicia na próxima segunda-feira


Na manhã de segunda-feira, dia 04/03, foi realizada reunião do grupo condutor do Programa Saúde na Escola (PSE). A Semana Saúde na Escola é a semana de mobilização, cujo objetivo principal é iniciar as atividades em torno dos temas prioritários de saúde a serem trabalhados ao longo do ano letivo nas escolas. Os membros discutiram as ações que devem ser adotadas neste ano em torno dos temas prevenção da obesidade, saúde ocular, prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas.
Com o intuito de sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando e preocupado com a saúde das crianças e jovens, o Município de Sananduva aderiu a Semana Saúde na Escola e ainda este mês vai realizar a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e acontece em torno de temas de mobilização nacional.
Em Sananduva o grupo é composto pela coordenadora da Estratégia de Saúde da Família
(ESF), enfermeira Vanusa dos Santos Zenere, a psicóloga ESF Cintia Sasso, a enfermeira da Unidade Básica da Saúde do Bairro São Cristovão Liliane Marques, a técnica em enfermagem Sabrina Roggia, a nutricionista Gláucia Remuzzi Foscarini e da Secretaria da Educação e Cultura Elizete Alves Borges e Carmen Regina Belini Mezzomo. Os membros serão responsáveis por organizar as atividades nas escolas juntamente com cada equipe de Saúde e com a Secretaria Municipal de Educação.
Para a Semana de Mobilização que acontece de 11 a 15 de março foram selecionadas quatro escolas do Município. São elas: E.M. de Ensino Fundamental Profª Eldy Maria Pansera, E.M. de Ensino Fundamental Oreste Agostinetto, E.E. de Ensino Fundamental Angelo Granzotto e E.M. de Educação Infantil Tia Salete. As demais escolas devem aderir durante o ano letivo.
Para auxiliar na organização das atividades para a Semana da Saúde na Escola, foi elaborado um guia de atividades com sugestões para todos os temas a serem abordados, não apenas durante a Semana da Saúde na Escola, mas também ao longo do ano letivo. Essas atividades visam estimular e enriquecer o trabalho dos profissionais de saúde e educação, tendo como princípios a promoção e prevenção de agravos à saúde. Além de trazer ações voltadas à obesidade e saúde ocular, contempla ainda atividades voltadas às ações de alimentação saudável, cultura da paz e prevenção da violência, prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e educação sexual.
 Publicado em 06/03/2013, Por Assessoria de Imprensa - imprensa@sananduvars.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário aqui