sexta-feira, 23 de agosto de 2013

                                       ESCOLA ESTADUAL AMÉLIA LENZI RAYMUNDI
ALUNOS AUTORES

Produção e confecção de livros.

EXPOSIÇÃO DE LIVROS NA FEIRA DO LIVRO SANANDUVA/RS

Publicação de livros dos alunos autores em dezembro de 2013.

                                                                                                            Professora Reni Terezinha Duarte

      Os alunos da Escola Amélia Lenzi Raymundi, do 6º ano, das turmas 61 e 62, da 8ª série – turma 81, com a professora  Reni  de Língua Portuguesa,  Produziram livros, devido o projeto da escola ser sobre leitura, como o resultado foi positivo, fizemos exposição de algumas obras na Feira do Livro de 07 a 10 de agosto de 2013.

     Passo a passo para realização deste projeto de alunos  autores, primeiramente,falei para os alunos da importância da produção, elaboração do próprio livro, em sala de aula, tiramos dúvidas, as mais variadas possíveis como:  capa, contracapa , orelhas, breve história do livro, sobre o futuro da leitura,  o tecido do texto, sobre  o tipo de texto, sobre as personagens, o formal e o informal, gírias, etc...Levei vários exemplares de livros para sala de aula, com tipos de capas diferentes, gêneros  e tipologias textuais diversificados, para serem observados e analisados criteriosamente.

     Os alunos deveriam escolher um assunto sugerido como: fábulas, histórias em quadrinhos, poesias, romance, aventura, suspense, terror, assombração, contos, biografia de algum(ns) familiar(es) idoso(s), etc. Podendo usar ilustração feita pelo aluno, ou por ilustradores divulgando a procedência , da internet, fotos entre outros.  A capa podendo ser encadernada, de acordo com a criatividade do educando.

     O livro deveria ser criação,  invenção do aluno, ou seja o "próprio autor", individualmente, em alguns casos, houve duplas, pois, um aluno escreveu um capítulo, ou parte da história e outro deu a sequência. Primeiramente, num rascunho, em que eu fiz a correção gramatical, para posteriormente o trabalho definitivo, que podia ser digitado ou manualmente, para eventual exposição à comunidade escolar. Para leitura e valorização do desenvolvimento da competência escritora do aluno.  Com o resutado do trabalho já está previamente organizado o lançamento de alguns livros para publicação em dezembro de 2013, na Casa de Cultura do município, já temos compromisso agendado com a  escritora  Jana Lauxen e editora, que nos auxiliará e apoiará neste evento, com autógrafos dos alunos, solenidade para lançamento, que será divulgado através da mídia em blogs, rádios, jornais e também se possível com a presença da RBS TV.

Alunos expositores: Turma 61 –João Paulo Girardi – Sandi Paiz.   Turma 62 – Alinne T. M. Rosa, Camila Quadri, Eduarda C. Fasolo, Felipe Fortuna, Gabriely Pansera, Inara C. Biazus, Isadora L. Xavier, Joana Cara, Luiz O. Calderan, Maísa F. Remuzzi, Monique I. Peres, Pedro L. Giasson, Rafaela Cavichioli, Vanise R. Tartari, Vitor B. Pereira, Vittor V. Batista.  Turma 81 – Henrique Galvan, Jéssica C. Buziki, Lucas Machado, Matheus Guzzo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário aqui