segunda-feira, 5 de agosto de 2013


  Iniciadas as atividades do Programa Saúde na Escola


Publicado em 02/08/2013, Por Assessoria de Imprensa - daicrestani@yahoo.com.br

O Grupo Técnico Intersetorial Municipal (GTI) do Programa Saúde na Escola (PSE) se reuniu no mês de julho, na Secretaria da Saúde, para finalizar a adesão do Município de Sananduva, definindo as ações e as metas a serem executadas no prazo de 12 meses e as escolas que serão beneficiadas pelo Programa.

O PSE foi implantando em 11 escolas, abrangendo aproximadamente 1.107 alunos. O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. As ações do PSE devem estar pactuadas no projeto político-pedagógico das escolas. Esse planejamento deve considerar o contexto escolar e social e o diagnóstico local de saúde do educando.

Entre as principais ações a serem desenvolvidas no Município estão a avaliação antropométrica, avaliação de saúde bucal, saúde ocular, verificação da situação vacinal, prevenção ao uso de drogas e promoção de atividades físicas junto aos alunos sananduvenses das escolas Tia Noemia, Tia Salete, Professora Eldy Maria Pansera, Ernesto Raymundi, Santa Teresinha, Gentil Antonio Tonial, Colégio Estadual, Aléxio Provensi, Oreste Agostineto, Pedro Maurílio Leite e José Fachinello Sobrinho.

A execução das atividades pactuadas do PSE fica a cargo dos profissionais da Saúde e Educação, sendo que cada Equipe de Saúde da Família vai atender as Escolas pertencentes a sua área de abrangência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário aqui