sábado, 24 de agosto de 2013


Jornal falado.

                                                                          Professora Reni Terezinha Duarte
     Na Escola Amélia Lenzi Raymundi, com os alunos das turmas  do 6º ano: 61, 62 e turma 81, na disciplina de Português com a professora Reni, desenvolveram o projeto de leitura - jornal escrito e falado.

 Esta prática desenvolve habilidades em que o aluno pode:
- Discutir, opinar e trabalhar em grupos.
- Reconhecer o jornal em toda a sua plenitude.

- Diferenciar os diversos tipos e gêneros presentes no jornal (editorial, esportivo, manchete, cultural, notícia, reportagem, entrevista, enquete, poesia, passatempos..) bem como suas características e finalidades.
- Escrever o gênero textual jornalístico escolhido pelo seu grupo.
- Confeccionar o jornal.
- Expressar-se  oralmente.
     Busco neste trabalho formar em meus alunos uma consciência crítica e que ele possa tirar suas conclusões a partir das observações realizadas no seu dia a dia.
     Para isto é necessário usar vários recursos disponíveis na escola e na comunidade escolar, através de : Pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo,  análise de dados, produção de materiais, uso da multimídia, práticas e experiências, uso de mapas, computadores, internet,  projetor, etc.
     Feita esta etapa de explicações aos alunos, eles reuniram-se em grupos de cinco componentes, então divido o jornal em seções e distribuo aos grupos. Os quais se encarregam de pesquisar, buscar informações, notícias entre outros. Com data marcada, os estudantes apresentam o jornal falado, caracterizados, como se fosse o jornal do almoço (JA) ou outros noticiários, em que eles são os jornalistas, repórteres e apresentadores. Deve-se dar um nome ao seu jornal. Com posterior apresentação dos melhores trabalhos para a escola, que será no dia 22/08/13 na Casa da Cultura.
     É uma atividade enriquecedora de conhecimentos, eu aprendo muito com eles, pois a dedicação é total, o empenho é muito grande, e o resultado é mais que satisfatório. A leitura se dá de forma diversificada, divertida, muito proveitosa porque desperta o prazer pela leitura.









 

 

 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho incrível!
    É uma alegria ver estas fotos, e saber do envolvimento dos alunos neste projeto! Sensacional!
    Um grande abraço para todos!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário aqui