quarta-feira, 22 de maio de 2013



Equipe Pedagógica da SMEC, visita as Escolas


Em visita as escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, nos dias  13, 14, 16 e 17 de maio de 2013 , a equipe pedagógica da SMEC busca aproximar-se mais das escolas, para melhor diagnosticar a realidade de cada uma.  Das onze escolas visitadas percebeu-se, que as direções e coordenações das mesmas juntamente com seus quadros de professores e funcionários estão se empenhando, para que se realize um processo educacional com foco na aprendizagem do aluno.

Também constatou-se que é preciso comprometer mais os pais, com a frequência das crianças na escola.

Nas escolas de educação infantil a  procura de vaga pelos pais tem aumentado muito, mas a grande dificuldade hoje é a falta de espaço físico. Por isso há necessidade de ampliá-los, para que sejam abertas novas vagas, atendendo parte da demanda, que está nas listas de espera de vaga, nas escolas.

Com a obrigatoriedade da matricula,  às crianças, na educação infantil, a partir dos 04 anos, de idade, aumentou muito a procura de vaga, logo constatou-se a necessidade de buscar recursos para a construção de mais uma escola de educação infantil.

Segundo a lei nº 11.700, de 13 de junho de 2008, que altera o Art. 4º, da LDB, Lei 9394/96 e o acréscimo do inciso X, deverão ser matriculados na Educação Infantil todas as crianças, a partir dos quatro anos de idade.

A lei 12.796, de 04 de abril de 2013, também estabelece que a educação infantil, que contemplacrianças de quatro e cinco anos na pré-escola, será organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos. O atendimento à criaa deve ser, no mínimo, de quatro horas diárias para o turno parcial e de sete para a jornada integral.

As alterações nos artigos da LDB também englobam a educação especial. De acordo com a lei 12.796, entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Então os municípios terão até 2016, para se adequar, para receber toda a demanda da educação infantil, a partir de quatro anos, de idade,  tornando-se assim obrigatório aos pais,   realizar a matricula dos seus filhos, nesta faixa etária.

Com a ampliação da matricula, a partir dos 4 anos, de idade, a falta de profissionais para atuar na educação infantil também é um fator que precisa de muita atenção. Uma vez que não temos mais profissionais concursados no banco de espera, constatou-se assim a necessidade de novo concurso público, para o magistério.

Com o atendimento psicológico nas escolas aos alunos, pais e professores, a SMEC tem como objetivo agilizar o atendimento e tratamento de todas as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Segundo as direções das escolas muitas crianças e pais não comparecem aos atendimentos, nos horários marcados, dificultando o trabalho da escola, quanto a aprendizagem dos alunos. É preciso que gestores, professores, pais e alunos se comprometam e sintam-se responsáveis com o processo educacional.

No momento que os pais deixam de levar os seus filhos ou de eles próprios comparecerem ao atendimento psicológico, sala de recursos ou reforço escolar estão contribuindo para a elevação dos índices de reprovação e evasão escolar.

A formação continuada de professores é um fator muito importante para o sucesso do aluno, com profissionais bem preparados podemos melhorar a qualidade da educação e garantir a aprendizagem de todos os alunos. 
                                                            Equipe Pedagógica da SMEC.


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