Equipe
Pedagógica da SMEC, visita as Escolas
Em visita as escolas Municipais de Educação
Infantil e de Ensino Fundamental, nos dias
13, 14, 16 e 17 de maio de 2013 , a equipe pedagógica da SMEC busca
aproximar-se mais das escolas, para melhor diagnosticar a realidade de cada
uma. Das onze escolas visitadas
percebeu-se, que as direções e coordenações das mesmas juntamente com seus
quadros de professores e funcionários estão se empenhando, para que se realize
um processo educacional com foco na aprendizagem do aluno.
Também constatou-se que é preciso comprometer mais
os pais, com a frequência das crianças na escola.
Nas escolas de educação infantil a procura de vaga pelos pais tem aumentado
muito, mas a grande dificuldade hoje é a falta de espaço físico. Por isso há
necessidade de ampliá-los, para que sejam abertas novas vagas, atendendo parte
da demanda, que está nas listas de espera de vaga, nas escolas.
Com a obrigatoriedade da matricula, às crianças, na educação infantil, a partir
dos 04 anos, de idade, aumentou muito a procura de vaga, logo constatou-se a
necessidade de buscar recursos para a construção de mais uma escola de educação
infantil.
Segundo a lei nº 11.700, de 13 de junho de 2008,
que altera o Art. 4º, da LDB, Lei 9394/96 e o acréscimo do inciso X, deverão
ser matriculados na Educação Infantil todas as crianças, a partir dos quatro
anos de idade.
A lei 12.796, de 04 de abril de 2013, também estabelece
que a
educação infantil, que
contemplará crianças de
quatro e cinco anos na
pré-escola, será organizada com carga horária
mínima anual
de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos. O atendimento à criança
deve ser, no mínimo, de quatro
horas diárias para o turno parcial
e de sete para
a jornada
integral.
As alterações
nos artigos da LDB também
englobam a educação
especial. De acordo
com a lei 12.796, entende-se por educação especial a
modalidade de
educação escolar, oferecida preferencialmente na
rede regular de
ensino, para pessoas
com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas
habilidades ou superdotação.
Então os municípios terão até 2016, para se
adequar, para receber toda a demanda da educação infantil, a partir de quatro
anos, de idade, tornando-se assim
obrigatório aos pais, realizar a
matricula dos seus filhos, nesta faixa etária.
Com a ampliação da matricula, a partir dos 4 anos,
de idade, a falta de profissionais para atuar na educação infantil também é um
fator que precisa de muita atenção. Uma vez que não temos mais profissionais
concursados no banco de espera, constatou-se assim a necessidade de novo
concurso público, para o magistério.
Com o atendimento psicológico nas escolas aos
alunos, pais e professores, a SMEC tem como objetivo agilizar o atendimento e
tratamento de todas as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Segundo
as direções das escolas muitas crianças e pais não comparecem aos atendimentos,
nos horários marcados, dificultando o trabalho da escola, quanto a aprendizagem
dos alunos. É preciso que gestores, professores, pais e alunos se comprometam e
sintam-se responsáveis com o processo educacional.
No momento que os pais deixam de levar os seus
filhos ou de eles próprios comparecerem ao atendimento psicológico, sala de
recursos ou reforço escolar estão contribuindo para a elevação dos índices de
reprovação e evasão escolar.
A formação continuada de professores é um fator
muito importante para o sucesso do aluno, com profissionais bem preparados
podemos melhorar a qualidade da educação e garantir a aprendizagem de todos os
alunos.
Equipe Pedagógica da SMEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário aqui